quarta-feira, 18 de junho de 2014

Lei de Deus

Por Vinícius Hosken

Jeremias 17:9 - "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?"


Na Bíblia podemos ver que Deus instituiu Leis e ordena devemos obedecê-las. Mas  qual a razão da existência dessas Leis?  Seria apenas um mero capricho de um Deus soberano?  Ou a vontade de Deus cruel em oprimir a humanidade?

Ora, o homem não regenerado possui um coração enganoso e, não é apenas corrupto, mas desesperadamente corrupto (Jeremias 17:9). Mas o Criador, por conhecer minuciosamente o coração do ser humano, institui suas Leis com o objetivo de evitar que o homem se destrua e destrua o próximo, bem como de se reaproximar do homem.

A Lei possui um aspecto didático pois revela o pecado (Romanos 7: 7). É por causa da Lei que sabemos que estamos praticando o mal contra o próximo. Existem preceitos que nos preservam até mesmo de condições insalubres (recomendo a leitura de Deuteronômio 23:10 – 14).

A Lei também demonstra o amor divino para com a humanidade, pois mostra que Deus se preocupou em proteger o homem mesmo após o ato de rebeldia destes.

Podemos concluir assim que as Leis de Deus são boas e justas, é através de um coração regenerado, que busca o amor, a justiça e  a paz, será um prazer fazer a vontade de Deus (Romanos 8 e Salmos 40: 8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário