segunda-feira, 4 de março de 2013

Stairway To Heaven ou Highway To Hell?

Feito por: Rodrigo Mendes


Esse é mais assunto um polemico e que gera muita dúvida no meio cristão, principalmente entre os jovens; Afinal, é ou não pecado ouvir música secular?
Vamos começar no estilo Sergio Chapelin: Pessoas que dizem que música secular é pecado e outras que dizem que não é...Onde vivem essas pessoas? O que comem? O que escutam?...Veja nessa sexta, no Globo Repórter (treinando as piadinhas, sou o novo contratado da Praça é Nossa, assinei contrato com Carzalbé ontem)
Mas deixando minha vida profissional de lado e voltando ao assunto, essa questão de ouvir música secular é muito confusa, então eu vou tentar ser o mais claro possível. Então, vamos lá, siga-me os bons.

Em Marcos 7:15, diz: “Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem’’;
O homem já é sujo por dentro, colocar a culpa na música é só um modo de tentar se convencer que não é corrupto e nem podre por dentro( lembrem-se que a música é feita pelo homem, ou seja, se ela for suja é porque quem a escreveu também é, pois saiu de dentro dele). Não seria errado dizer também que é pecado escutar essas músicas, mas ainda sim, continuar assistindo filmes e etc, que não são direcionados ao público cristão, e quando digo “não direcionado ao público cristão”, não digo apenas filmes pornográficos, mas sim, a qualquer filme, sendo ele, de romance, ação, comédia, terror e etc, pois, todos eles incitam em algo. Pode -se pensar que as músicas seculares são como esses filmes, algumas tem o conteúdo de romance, outras, letras que contam sobre a própria vida, a pobreza, governo e etc, mas, tem outras que de fato, são lixo sonoro que só fala de drogas, palavrões, putaria e etc(e nesse caso é bom evitar).

Não faz sentido algum a alegação de que um cristão não pode ouvir músicas seculares. Os defensores desta ideia inclusive forçam a amizade alegando que Lúcifer era o responsável pela música no céu e, por isso, devemos consumir músicas apenas “consagradas”. Obviamente a bíblia não fala de coisas como Filmes, Novelas, Ipods e Youtube. Será então que todas as demais maneiras de se consumir cultura estão “liberadas”? Ou seria apenas hipocrisia afirmar que APENAS A MÚSICA seja o foco do problema.
Quer se abster de consumir cultura não-cristã? Isso sim parece coerente. Não veja TV, não assista Filmes, não use eletrônicos… e PELAMORDEDEUS não acesse a Internet. Deus tá vendo!
Acima aí destacado é um trecho do devocional do Pr.Ariovaldo Junior sobre músicas seculares.
Continuando com o raciocínio, mas agora olhando pro lado da galera que acha isso pecado, eu quero lembrar de um trecho da bíblia que fala “Tudo me é lícito, mas nem tudo me convêm”, devemos separar o santo do profano, não devemos misturar as coisas fazendo disso uma salada de coisas que apenas me convêm. Se essas músicas te influenciam de alguma maneira negativa, não existe motivo algum para ouvi-lá, se te faz mal e você a ouve, isso gera o pecado, e não digo isso apenas para os irmãos que sentam na cadeira, mas também para toda a igreja, ainda mais se você for um dos ministros do louvor, imagina você lá em cima do púlpito boladão e depressivo só por causa de uma música e a galera lá embaixo recebendo sua negatividade, aí é tenso. Na bíblia diz em Mateus 5:29 que: "Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno." Esse texto na bíblia diz que se uma coisa te faz mal, se te faz pecar, simplesmente não a faça, se a música secular te faz mal ao ouvi-la, então, não ouça, se ela te impede de dar 100% pra Deus, então abra mão dela. Deus nos chamou para sermos sacerdotes, não faça de qualquer maneira pra Ele, separe o santo do profano, não misture.
Já foi provado que músicas mexem com o nosso sentimento e que alguns sons podem mudar o nosso estado, vou dar um exemplo...Eu sou um dos caras que tentaram gostar de Nirvana(é serio galera, eu tentei, mesmo), mas, eu não consegui gostar, quando o Kurt Cobain começava a cantar( parecia que ele deu um derrame)vinha uma vontade de puxar um cochilo e digo mais, tem gente que eu conheço que fala que quando ouvia Nirvana dava vontade de bater a cabeça na parede(algumas pessoas estão me odiando nesse exato momento, Nirvanetes gonna nirvanear). Mas enfim, tem gente que gosta da banda e eu respeito.
Então galera, acho que o mais claro que eu posso ser é isso,eu gosto de música, sendo ela cristã ou mundana, muitas vezes ela me acalma(e do jeito que está hoje posso dizer por mim mesmo que algumas me edificam mais do que algumas canções "gospel"), mas é o que eu disse acima "Tudo me é lícito, mas nem tudo me convêm"( Te peguei né, já tava indo ouvir um black metal achando que não tem problema), se a música vai contra aquilo que você prega ou faz apologia a qualquer tipo de coisa que Deus não aprova(drogas, violência, putaria e etc), NÃO ESCUTE, se te faz tropeçar ou ter pensamentos que te desviam da presença de Deus, NÃO ESCUTE...Não seja hipócrita. Mas se não te influencia em nada e não te faz tropeçar ou ser profano, então seja livre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário